ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicitários se preparam para a Copa das Agências 2014

por Gabriela Fritsch | gabrielafritsch@hotmail.com

Foi a partir de uma conversa entre amigos que a ideia surgiu: promover uma competição de futebol 7, a Copa das Agências de Publicidade e Propaganda. Luciano Sobrosa e Lucas Araújo, ambos do cenário publicitário de Porto Alegre, foram os idealizadores do projeto. De cada agência podem participar um time masculino e um feminino. “Na última copa tivemos vinte e sete times participantes, sendo que três desses eram femininos. São poucas as agências que conseguem montar um time feminino, mas acontece”, comenta Sobrosa.

Agências de Porto Alegre e região metropolitana participam da disputa que na última edição reuniu cerca de 800 pessoas entre jogadores e torcedores. Os jogos, que neste ano acontecem no dia 6 de dezembro, seguem o roteiro de uma copa tradicional, com fases de grupo e eliminatórias. Em 2013, a competição ocorreu no HD Centro Gaúcho e, neste ano, será lá novamente. “É quase uma festa do salão da propaganda, mas não precisa pagar R$ 350 pelo convite”, brinca Sobrosa, referindo-se à premiação que é organizada pela Associação Riograndense de Propaganda e reúne diversos nomes da profissão.

Gabriela Fritsch

Publicitários de Porto Alegre e da região metropolitana já estão se preparando para a Copa das Agências 2014

O clima é de competição, mas não deixa de ter uma pitada de festa. “O mercado publicitário de Porto Alegre e região não é muito grande, todo mundo acaba se conhecendo. Difícil uma agência jogar dois anos seguidos com os mesmos nomes no time, porque existe muita rotatividade, o que acaba refletindo no campeonato”, conta Sobrosa, que em 2010, quando a Copa foi lançada, fazia parte do time Limonada Suíça, da agência E21: “A copa nasceu lá, mas atualmente estou na Santo de Casa”.

Ao comparar publicitários com jogadores de futebol, Sobrosa diz ser difícil encontrar uma semelhança, mas observa que a competitividade é o que mais chama a atenção. “Publicitário não sabe perder e sempre quer ser melhor que o outro, não importa se é no layout ou dentro de um campo de futebol. Fora isso, não vejo semelhança quase nenhuma. Publicitário, apesar de gostar muito de futebol como todo brasileiro, não tem muita intimidade com a bola. Mas a gente tenta”, alega o publicitário.

Preparativos para a Copa das Agências de 2014

O estudante de Publicidade e Propaganda da UniRitter, Jonas Soares, trabalha como redator júnior na agência E21 e faz parte do time Limonada Suíça. Esse é o primeiro ano em que ele participa da Copa das Agências e as expectativas são as melhores possíveis: “Minha expectativa está refletida na integração do grupo, em se divertir e em praticar um exercício físico para relaxar, porque a nossa rotina dentro da agência é muito puxada. A copa serve como um momento de entretenimento”, argumenta Soares.

Faltando um mês para a Copa, os times das agências E21 e 3YZ realizaram uma partida de preparação. As equipes estão num momento importante, como explica Soares: “Esses jogos servem para desenvolver uma estratégia que seja a melhor para conseguirmos ganhar a competição. Nós estamos jogando ao longo do ano contra algumas equipes, tentando encaixar todo mundo nas posições para ver quem se adapta melhor em qual posto”. O assistente de arte Vinícius Maia, também da Limonada Suíça, diz que dentro das equipes o clima é diferente do ambiente de trabalho: “Durante uma partida alguns jogadores que nunca trabalharam juntos antes em algum projeto acabam se ajudando para trazer a vitória à equipe”.

Time do Limonada FC foi o primeiro campeão na disputa feminina

Divulgação

Equipe Limonada Suíça, a agência E21, foi a campeã da Copa das Agências em 2013

Na competição de 2013, três times femininos participaram do torneio. A equipe vencedora foi Limonada FC, da E21. A final, contra a equipe da agência Escala, teve resultado de 1 a 0. Na E21 desde julho de 2013, Camila Mejolaro fez parte do time campeão e pretende participar este ano novamente. “O clima do time era de expectativa, por ser a primeira copa aberta para meninas. Estávamos confiantes e empolgadas. Este ano várias agências querem participar e isso nos deixa um pouco ansiosas”, conta Camila.

Por acreditar que muitas equipes femininas participariam do evento, o nervosismo tomou conta do time, mas sem deixar a brincadeira de lado. “Algumas meninas jogavam sério toda a semana e tinham mais habilidade com a bola, já outras estavam somente por competir e não por ganhar. Quando vimos que apenas três equipes se inscreveram levamos mais na brincadeira ainda (risos)”, assinala Camila.

Apesar da experiência de algumas jogadoras dos times adversários, o Limonada FC levou o troféu, que está entre os tantos outros que a agência já ganhou no cenário publicitário, como Empresa de Design do Ano, no Colunistas 2014. “Foi uma surpresa! Alguns dizem que foi sorte, outros que foi muita garra, porque nós éramos um time muito unido. Todas bem amigas e despreocupadas”, comenta a publicitária.

O trabalho em equipe realizado na agência e no campo são as semelhanças encontradas por Camila quando é feita uma comparação da rotina dela no escritório e durante a competição. “Pode ser um pouco clichê, mas cada um tem seu papel. Nas agências, desde a área do atendimento até a finalização pode acontecer de tudo: brigas, vitórias, derrotas, discussões… no futebol também é assim”, reflete.

Deixe um comentário