ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A concretização de um sonho olímpico

por Adriano Bazzo | bazzo23@hotmail.com | edição de Débora Ramos | debora.indcris@hotmail.com

Gabriel Jesus treinando com a seleção, durante as olimpíadas (Vanderlei Almeida/AFP)

Gabriel nasceu no Bairro do Limão, na cidade de São Paulo, e comtrêsanossemudoupara Jardim Peri.Foientãoquecomeçouapraticarfutebol,primeironarua,posteriormenteemtimes daregião.Atuoupelo“PequeninosdoMeioAmbiente”, “Uniãodo Peri”, “Cantareira”, “Vitória do Peri” eporúltimona“AssociaçãoAtléticaAnhanguera”.NoPequeninosdoMeioAmbiente, timeamadorqueusavao campo doPresídioMilitarRomãoGomes,bairroTremembé,nacapitalpaulista.Curiosamente, ocraqueiniciounadefesa. 

Sua vida deu uma guinada no ano de 2012, quando iniciou no Anhanguera. Com 15 anos, quando jogava pelo clube amador Anhanguera, se tornou artilheiro da Copa São Paulo Sub-15, com 29 gols, o que chamou a atenção de clubes brasileiros. Naquele momento, Gabriel já tinha um representante, que o levou para ser avaliado no Palmeiras.

Na base do Palmeiras, marcou 37 gols em 22 jogos no Paulistão sub-17 em 2014. No ano seguinte, na Copa São Paulo, fez cinco gols em seis jogos. Foi lá que despertou a atenção de Oswaldo de Oliveira, que assumiu o Palmeiras no início de 2015.

Em 1 de julho de 2013, Gabriel Jesus assinou contrato com o clube . No seu primeiro campeonato com a camisa do Palmeiras – Campeonato Paulista Sub-17 de 2013, Jesus já foi artilheiro do time com 16 gols. Iniciou o campeonato na reserva, porém foi ganhando espaço nos treinos e assumiu a titularidade.

Em 2015, durante a Copa São Paulo de futebol Junior , Gabriel obteve destaque pelo time alviverde, marcando 5 gols em 6 jogos, porém o Palmeiras  acabou sendo eliminado nas  semifinais pelo Botafogo-SP. Após boas atuações, Gabriel foi promovido ao time principal com mais quatro jogadores que integraram a equipe da Copa São Paulo, pelo treinador Oswaldo de Oliveira.

“É tudo novo para mim. Há três anos jogava na várzea, hoje estou na Seleção. Fico muito feliz e satisfeito, mas quero sempre buscar mais para alcançar mais objetivos. Com certeza a torcida vai lotar o estádio e apoiar muito. É chamar a torcida para jogar junto com a gente”, afirmou o atacante sobre a reta final da competição nacional em 2016.

Brasília - Futebol masculino da seleção brasileira, deu o seu pontapé inicial na Olimpíada Rio 2016, em uma partida contra a África do Sul, no Estádio Mané Garrincha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília – Futebol masculino da seleção brasileira, deu o seu pontapé inicial na Olimpíada Rio 2016, em uma partida contra a África do Sul, no Estádio Mané Garrincha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em 29 de junho de 2016, Gabriel foi convocado para disputar os Jogos Olímpicos pela Seleção Brasileira Sub-23, estreando oficialmente em 4 de agosto, num empate com a África do Sul, em 0x0. Ainda pela fase de grupos, o atacante marcou seu primeiro gol nas Olimpíadas contra a Dinamarca, em 10 de agosto, partida vencida por 4×0. Na semifinal, contra a Seleção Hondurenha, Gabriel marcou dois gols na partida, ajudando o Brasil a golear por 6 a 0.  Em 20 de agosto, Gabriel Jesus foi campeão olímpico de futebol pela Seleção Brasileira Olímpica, título inédito para o Brasil, terminando a competição como um dos artilheiros da equipe, com 3 gols. Ao receber a medalha de ouro, junto com Gabigol e Rodrigo Caio, Gabriel vestiu a camisa do goleiro Fernando Prass, que foi cortado da seleção logo no início das Olimpíadas por lesão.

Nos Jogos do Rio de Janeiro, Gabriel atingiu a maioridade com a medalha de ouro. Logo depois de ter voltado consagrado da conquista do ouro olímpico pela seleção, voltou aos treinos no Palestra Itália com a mesma disposição de quem acabou de subir da base para o profissional.

No dia 3 de agosto de 2016, Gabriel Jesus foi anunciado pelo Manchester City, como nova contratação do clube inglês.  O contrato com duração de cinco anos previa que o atacante deveria permanecer no Palmeiras até dezembro de 2016, se juntando a equipe inglesa apenas em Janeiro de 2017.

Fontes consultadas:

Referência CONFORME ABNT: http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2016/09/a-historia-de-gabriel-jesus-o-craque-do-palmeiras-que-encanta-o-brasil-7413888.html#showNoticia=Q0BHfll2Okg4MzIzNjYyNzg0Mjk0MzA5ODg4ZTFRMTA5NjgwMTQyNDUzMjUyMTk2NC8kTzI4NDM1NDM4NjE5MDM0OTEwNzJNOC8penpeXFBjM2dHfVktfDc=, consultado em 28 de Outubro de 2016.

Referência CONFORME ABNT: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Jesus, consultado 26 de outubro de 2016.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: