ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um fenômeno que tem apenas 19 anos

por Leonardo Nunes | leonunes729@gmail.com | edição de Ulisses Miranda | ulisses_mr17@hotmail.com

Katie no pódio dos Jogos Rio 2016 (Foto: Clive Rose/Getty Images)

A nadadora Americana Katie Ledecky, nascida em Washington, D.C, com apenas 19 anos de idade, já faturou a marca de 6 medalhas olímpicas. Não é mais uma jovem promissora e sim um dos nomes mais importantes da natação mundial. Com apenas 15 anos já brilhava, terminando a edição dos Jogos de Londres com uma medalha de ouro nos 800m Livres.

Começou a nadar com seis anos, junto com seus irmãos, em uma equipe que tinha na sua comunidade. Já mostrava desde nova que tinha um potencial para ser um grande nome da natação. Estudou em colégio de irmãs católicas, sempre foi uma pessoa ligada a religião e sempre reza antes de uma grande competição. Ela, que nunca esqueceu suas origens, sempre depois de grandes provas, volta até ao colégio que estudou para contar tudo para as freiras que deram aula para ela e ajudaram em sua formação.

Tem como sua grande inspiração o nadador e um dos maiores ídolos da atualidade, Michael Phelps. Sempre deixou bem claro que era muito fã dele. Desde criança sempre olhava seus vídeos para tentar descobrir suas técnicas e conseguir usar em suas provas, para um dia ser que nem ele. E ela está conseguindo, com tempos que impressionam. Suas melhores marcas são em provas de nado livre e em provas mais longas. Ela, que aos 15 anos já tinha uma medalha de ouro numa olimpíada, demonstra que no futuro irá conseguir ser uma lenda americana na natação, podendo até superar seu grande ídolo. Quando Phelps tinha a mesma idade dela, não tinha ganho tantas competições de relevância como ela conseguiu conquistar.

Katie não é essa potência à toa, segue uma rotina de treino muito rigorosa. Acorda todo dia às 4h25 para treinar, acompanhada de seu pai, durante seis dias da semana. Vai até as piscinas no Georgetown Prep, em Bethesda, Estado de Maryland, onde começa seus treinos por voltas das 6 horas. Durante a semana são 25 horas dentro da piscina e o resto na academia cuidando da sua forma física. Seu técnico Bruce Gemmell, que a acompanha desde Londres, fala que sua força não está no seu atributo físico – tem 1,80m e 70 kg -, mas leva vantagem de seus adversários por causa de sua vontade em vencer sempre, se esforçado ao máximo para ser campeã em todas as provas que disputa. Outra vantagem que ela leva em relação aos adversários é o seu jeito “zen”, controlando qualquer tipo de estresse, o que não é normal para uma pessoa que tem apenas 19 anos.

A jovem é detentora de vários recordes mundiais, como nos 400m Livre, conquistado nas Olimpíadas do Rio. Ao todo são 12 recordes mundiais – que devem aumentar nas próximas competições. Entre Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais ela tem impressionantes 15 medalhas, sendo 14 de ouro e 1 de prata. E Katie quer mais, promete sempre melhorar para conseguir ultrapassar recordes históricos e um dia conseguir ser a maior medalhista dos Estados Unidos.

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 13: (BROADCAST - OUT) Swimmer, Katie Ledecky of the United States poses for a photo with her five medals on the Today show set on Copacabana Beach on August 13, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Harry How/Getty Images)

Katie com suas medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. (Foto: Harry How/Getty Images)

Fora do esporte Katie participa de várias ações humanitárias, como a coleta de brinquedos para serem doados a crianças africanas. Também é voluntária servindo comida para pessoas sem-teto e pedindo doações para a construção de poços de água nos países em desenvolvimento. Se tornando, dessa forma, não só mais uma atleta, e sim, um ídolo mundial.

FONTES CONSULTADAS:

ROSA, Ana Beatriz. Nasce um mito: Quem é Katie Ledecky, a mulher mais vitoriosa da Rio. Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/2016/08/16/katie-ledecky-natacao_n_11542340.html. Acesso em: 10 de Out. 2016.

OBSERVADOR. A menina contra quem nem Michael Phelps quis nadar. Disponível em: http://observador.pt/2016/01/18/menina-michael-phelps-quis-nadar/. Acesso em: 09 de Out. 2016.

LISBOA, Vinicius. Katie Ledecky ganha quarto ouro no Rio com mais de 11 segundos de vantagem. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-08/katie-ledecki-ganha-quarto-ouro-no-rio-com-mais-de-11-segundos-de-vantagem. Acesso em: 10 de Out. 2016.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: