ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça a primeira Simone Biles

Débora Ramos | debora.indcris@hotmail.com | edição de Leonardo Ferreira | leonardoferreira305@hotmail.com

Simone Biles durante final em que levou ouro na disputa por equipes feminina nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Nascida em Colombus, Ohio, nos Estados Unidos, Simone Arianne Biles nunca imaginou o que seu futuro lhe reservava. Com apenas 19 anos, Biles é a primeira ginasta em seu gênero a ganhar três Campeonatos Mundiais consecutivos no individual geral, além de ser a primeira afro-americana a ganhar um título na mesma categoria. Tirada de sua mãe pelo serviço social aos 3 anos, Simone foi criada pelo avô Ronald Biles, e sua esposa Nellie. Apesar da infância conturbada, a ginasta fala sobre o assunto de forma aberta, e ainda mantém contato com a mãe biológica.

Biles descobriu a ginástica por acidente. Em um dia chuvoso, um passeio de escola foi cancelado, e as crianças foram mandadas para o centro de ginástica da região. Com apenas 6 anos, Simone já mostrava espontaneidade em alguns movimentos, e retornou para casa com bilhetes dos instrutores para que começasse a treinar. Dois anos depois, ela foi descoberta por Aimee Borman, sua técnica até hoje. No ensino médio, Biles abriu mão da escola tradicional e passou a estudar em casa para que pudesse aumentar sua carga de treinos de 20 horas para 32 horas.

Biles afirma querer se tornar inspiração para meninas mais novas. (Foto: divulgação)

Biles afirma querer se tornar inspiração para meninas mais novas (Foto: divulgação)

A menina de 1,45, apesar de talentosa, não teria chegado a lugar nenhum sem sua determinação. Simone passou a ser inspiração para milhares de meninas ao redor do mundo inteiro por suas apresentações impressionantes. Segundo já relatou diversas vezes, seu maior desejo é que todas elas olhem o que ela faz e saibam que podem chegar lá também. “Eu não sou o próximo Usain Bolt, ou Michael Phelps. Sou a primeira Simone Biles”, afirma a ginasta.

FONTES CONSULTADAS:

IRÍBAR, Amayar. Simone Biles e os Estados Unidos, imbatíveis na ginástica. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/07/deportes/1470605453_901152.html. Acesso em: 21 de Out. 2016.

BBC Brasil; De infância difícil a supercampeã: o que torna a ginasta Simone Biles tão extraordinária. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-37063487. Acesso em: 21 de Out. 2016.

PAGLIA, Ernesto; GUERRA, Marcos. Campeã, Simone Biles assume papel de espelho para meninas e mulheres. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/ginastica-artistica/noticia/2016/08/campea-simone-biles-assume-papel-de-espelho-para-meninas-e-mulheres.html#atleta-simone biles. Acesso em: 21 de Out. 2016.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: