ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alex Celente, um dos maiores atletas de goalball do país

por Victória Alfama | vic.alfama@gmail.com | edição de Robson Hermes | robsonhermescolombo@gmail.com

Alex Celente é um dos maiores atletas de goalball do país (Foto: Washington Alves/CPB/MPIX)
Alex é gaúcho e tem 35 anos (Foto: CBDV)

Alex é gaúcho e tem 35 anos (Foto: CBDV)

Alex Celente, gaúcho, conquistou o mundo com sua medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Com 35 anos, o atleta profissional de goalball começou cedo com sua paixão pelo esporte.Deficiente visual desde os 5 anos, aprendeu a gostar do esporte desde pequeno. Competiu pela primeira vez com 15 anos e sempre se destacou nos campeonatos.

O goalball talvez não seja tão conhecido, mas possui a mesma importância quanto os outros esportes. No goalball, o atleta deve jogar a bola de forma rasteira para tentar acertar o gol do time adversário. Para defender, o atleta pode se estender com o corpo inteiro, e assim, impedir o gol do outro time.

Títulos do atleta gaúcho

Alex, atualmente, é um dos pilares do esporte paralímpico no estado do Rio Grande do Sul. Seu grande número de medalhas conquistadas mostra a sua vontade e determinação dentro do esporte. Pela Seleção Brasileira de Goalball, Alex ganhou prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, foi campeão mundial da IBSA na Finlândia em 2014, ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara em 2011 e em Toronto em 2015,prata no Parapan-Americano na IBSA em 2009 e bronze no Parapan-Americanos da IBSA nos Estados Unidos em 2013.

Alex compete desde os 15 anos (Foto: Washington Alves/CPB/MPIX)

A história do gaúcho no esporte começou em 2001 com a primeira convocação pela Seleção Brasileira. Desde a convocação, o atleta participou ativamente da evolução do esporte brasileiro. O ala participou pela primeira vez na seleção masculina nos Jogos Paralímpicos em Pequim-2008. A partir da primeira conquista de prata, em 2009, no Pan-Americano da IBSA, Alex continuou ganhando muitos títulos ao longo da carreira e hoje lidera o ranking de atletas vitoriosos no goalball.
Certamente Alex Celente é um dos maiores nomes da história do goalball brasileiro. Além de ter muitas conquistas em seu currículo, Alex pratica esporte por pura paixão. O amor pela prática esportiva vem desde os 5 anos quando estudava em um internato. Desde lá, nunca mais parou de praticar goalball.

Se o atleta com deficiência visual acredita que isso seja um obstáculo? Claro que não.

“Não vejo a minha deficiência como um obstáculo. Obstáculos todos têm, o que muda é a forma de enfrentar eles”, afirma Alex Celente.

 

FONTES CONSULTADAS:

CBDV. Perfil do atleta: Alexander Almeida Maciel Celente. Disponível em: http://cbdv.org.br/alexsander-almeida-maciel-celente. Acesso em: 20 de Out. 2016.

Deixe um comentário