Diretor do ginásio Tesourinha fala sobre atividades físicas oferecidas à comunidade

por Débora Dalmoro, Mariana Aguiar e Pedro Montiel | debora-casanova@hotmail.com, mariana.azevedo.aguiar@gmail.com e pedro.montiel@fadergs.edu.br

O ginásio Tesourinha é um importante espaço de prática de esportes em Porto Alegre, uma peça fundamental na inclusão social e no desenvolvimento de crianças, adultos e idosos. Nos fins de semana ele é palco de competições esportivas. Durante a semana, o Tesourinha recebe a comunidade para a prática de diversas atividades físicas oferecidas a baixo custo, como, por exemplo, alongamento, caminhada orientada, capoeira, dança, ginástica chinesa, ginástica localizada, kung fu, musculação, tai chi, ioga, basquete, ginástica artística, handebol e vôlei. Há mais de dez anos o Tesourinha é coordenado pelo professor de Educação Física Antônio Augusto Silva da Fontoura. Apaixonado por judô, esporte em que é faixa vermelha e branca, o diretor do ginásio conversou com o UniRitter Esporte e contou sobre o histórico e as atividades desenvolvidas no local.

Como e quando começaram as atividades no ginásio?

Há 15 anos foi criada a Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer e essas atividades são oferecidas há 20 anos pela Prefeitura de Porto Alegre. Todo ano as aulas se iniciam em março e vão até dezembro, com recesso em janeiro e fevereiro. Porém, nesse período, o ginásio continua com atividades do Programa Verão, com horários reduzidos. O horário é diferenciado por causa das férias. As inscrições são abertas em março.

Mariana Aguair/UniRitter Esporte

Musculação é uma das atividades físicas oferecidas a baixo custo no ginásio Tesourinha

Qual o número, a faixa etária e a assiduidade dos alunos?

Nós temos ao todo 1.400 alunos, desde crianças até a terceira idade. Na parte das crianças tem uma rotatividade maior, elas entram e saem de aulas diferentes para experimentar. O adulto é mais persistente, tem pessoas há 20 anos fazendo as atividades, principalmente o pessoal da terceira idade. No final do mês o professor olha a chamada, porque a regra diz que três faltas sem justificativa perde a vaga.

Existe uma taxa para praticar as atividades?

Só quem paga é a faixa etária dos 18 aos 55 anos, as crianças e a terceira idade não pagam. O valor é 30 reais por semestre. É uma quantia que vai para a associação que nós temos para pequenos reparos, equipamentos que temos que comprar.

Mariana Aguiar/UniRitter Esporte

Diretor do ginásio, Antônio da Fontoura coordena há mais de 10 anos as atividades esportivas abertas à comunidade

Como é feita a divulgação dessas atividades?

No site da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer tem os horários, o número de vagas, atividades oferecidas em todas unidades como o Ginásio Municipal Lupi Martins, Centro de Comunidade Restinga, Parque Marinha do Brasil, entre outros. Sempre no início do ano é mandado para as mídias: jornais, televisão, rádio. O que mais funciona é o “boca a boca”, as pessoas comentam “bah, eu estou no Tesourinha fazendo musculação, quem sabe tu vais comigo”.

De onde vem a verba para manter as atividades?

Isso é verba do orçamento da prefeitura, que é revertido para a Secretaria de Esporte que paga os professores, os funcionários, produtos de limpeza, manutenção, contas de luz e água.

Mariana Aguiar/UniRitter Esporte

Crianças não pagam para fazer atividades no Tesourinha

Como foram programadas as modalidades?

Era um anseio da comunidade que existisse uma Secretaria de Esporte há muito tempo. As atividades vêm dos professores, que apresentam ideias e nós introduzimos. Uma demanda que temos atendido já faz seis anos surgiu quando os alunos se machucavam e não tinha para quem recorrer, então introduzimos uma clínica de fisioterapia esportiva. Os espaços são divididos em salas de musculação, ginástica, ioga, clínica. Essas atividades são criadas conforme a necessidade da população.

Como é feita a inscrição?

A inscrição é feita por ordem de chegada, quem chega cedo ganha a vaga. Tem gente que fica na fila às 5 horas da manhã, não têm pré-requisitos para conseguir vaga. A única exceção é a musculação, que é a partir dos 18 anos, o resto é livre.