Fernando Fernandes: o rosto da paracanoagem

por Robson Hermes | robsonhermescolombo@gmail.com | edição de Ulisses Miranda | ulisses_mr17@hotmail.com

(Foto: Daniel Aratangy/Divulgação)

Fernando Fernandes de Pádua nasceu em São Paulo, em 1981. Ele hoje é tetracampeão mundial, bicampeão pan-americano e tricampeão sul-americano de paracanoagem. Já atuou como modelo e ganhou grande popularidade no Brasil ao participar da segunda edição do reality show Big Brother Brasil, da rede Globo. E se encontra na condição de cadeirante devido a um acidente de carro.

Foto: arquivo pessoal

Fernando divulga em suas redes seu novo projeto para a televisão (Foto: Arquivo pessoal)

Fernando serviu ao exército brasileiro e ficou até completar dezenove anos. Posteriormente viajou para Califórnia para trabalhar como modelo. Isso abriu portas, pois quando voltou ao Brasil, recebeu o convite de uma agência para trabalhar como modelo em Nova York. Lá participou de campanhas da Abercrombie & Fitch, trabalhando com Bruce Weber, um dos maiores fotógrafos do mundo da moda. Fernando também desfilou para Calvin Klein. De volta ao Brasil, o então modelo participou da segunda edição do Big Brother Brasil, em 2002. Após sua saída do reality, ele foi fotografado para a revista Vogue alemã. E em 2009, estrelou a campanha de perfumes da Dolce & Gabanna, ao lado de top models, como Naomi Campbell. Isso impulsionou sua carreira internacional. Fernando trabalhou diversas temporadas em outros continentes.

De volta ao Brasil, em 2009, Fernando se envolveu em um acidente de carro, no qual fraturou a medula espinhal, e ficou paraplégico. Durante sua reabilitação, ele se dedicou à canoagem, desenvolvendo interesse pelo esporte. Ainda em 2009, ele conheceu Diana Nishimura, a quem ele agradece a inserção no meio esportivo. A partir daí, através de muita dedicação, iniciou uma sucessão de conquistas admiráveis para Fernando.

Em 2010, já participando de grandes competições da paracanoagem, Fernando se tornou campeão sul-americano ao competir na Argentina. E, no mesmo ano, se tornou campeão mundial na Polônia. No ano seguinte, ele levou o bicampeonato mundial, na Hungria. E o bicampeonato sul-americano, no Brasil. Em 2012, Fernandes conquistou dois títulos no Pan-americano de Canoagem Velocidade, no Brasil. Ainda em 2012, se tornou tricampeão mundial, na Polônia. No ano seguinte, Fernado conquistou o tetracampeonato mundial de paracanoagem, na Alemanha. Em 2014, conquistou o tricampeonato sul-americano de paracanoagem, no Uruguai.

Foto: arquivo pessoal

Fernando na conquista do tricampeonato mundial (Foto: Arquivo pessoal)

No ano de 2016, Fernando não se classificou para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. E desabafou em suas redes, trazendo à tona o doping funcional. Este é o nome que se dá à prática de alguns atletas que forjam uma deficiência maior ou mais grave do que a real lesão que tem. Fernando disse que viu, ao perder as classificatórias, seu sonho de dois anos ir por água abaixo. E participou do Rio 2016 apenas como comentarista, pela Rede Globo. Em entrevistas, ele contou que irá dar uma pausa na paracanoagem e irá se dedicar aos esportes radicais. Está com um projeto para uma série de televisão que junta o esporte à natureza ao extremo.

FERNANDO FERNANDES. Biografia. Disponível em: http://www.fernandofernandeslife.com/biografia. Acesso em: 21 de set. 2016.

FERNANDO FERNANDES. Trajetória. Disponível em: http://www.fernandofernandeslife.com/trajetoria. Acesso em: 21 de set. 2016.

RIO 2016. ‘Reencontrei a liberdade na paracanoagem’, diz o atleta Paralímpico Fernando Fernandes. Disponível em: https://www.rio2016.com/noticias/reencontrei-a-liberdade-na-paracanoagem-diz-o-atleta-paralimpico-fernando-fernandes. Acesso em: 21 de set. 2016.

ASMAR, Tiago. Ex-BBB Fernando supera tragédia e é campeão mundial de paracanoagem. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2010/09/ex-bb-fernando-supera-tragedia-e-e-campeao-mundial-de-paracanoagem.html. Acesso em: 21 de set. 2016.