ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fu Yuanhui, a nadadora “mais adorável” dos Jogos do Rio-2016

por Helena Ribeiro | hm.mendesribeiro@gmail.com | edição de Débora Ramos | debora.indcris@hotmail.com

Fu Yunhai nos Jogos Olímpicos Rio-2016 (Foto: USA Today Sports)

A nadadora Fu Yuanhui é mais nova celebridade na China. Fu foi recebida como uma estrela junto com a equipe de natação chinesa da Rio-2016. Nessas Olimpíadas, a nadadora ganhou uma medalha de bronze no 100 m costas e mais de 10 mil novos seguidores no Weibo (rede social mais popular da China).

A vida de Fu Yuanhui nas piscinas começou aos 5 anos de idade por influência de seu pai, que acreditava que o esporte poderia ajudar em seu tratamento de asma. Não demorou muito para que ela começasse a se destacar e receber prêmios. Com apenas 15 anos ganhou uma medalha de ouro no 100 m costas e um bronze no 200 m livre no Campeonato Mundial Júnior 2011. No ano seguinte, Fu participou de sua primeira Olimpíada, em Londres, e chegou na final do 100 m costas.

6c9e4944gw1f6mvtbkmwmj20qo0r8wj2

Fanart postada por uma fã chinesa no Weibo

Apesar de isso tudo ter ajudado não foi nenhum desses feitos que fez essa nadadora atingir a fama. Fu tem somente uma medalha olímpica – o bronze conquistado na Rio-2016 – e isso, considerando o padrão chinês nas Olimpíadas, é pouco. O que realmente encantou as pessoas foi a personalidade espontânea e engraçada da atleta.

Atletas geralmente são notados pela sua concentração e sua grande capacidade de controlar seus sentimentos e emoções durante as provas, e até mesmo no pódio. Esta característica é ainda mais forte nos países asiáticos, onde existe uma cultura muito forte de respeito e educação. Normalmente, quando um chinês ganha alguma medalha, ele simplesmente recebe seu prêmio, faz as poses padrão do pódio e agradece aos seus “treinadores e ao Estado”.

Nadadora posando no pódio após a entrega da sua medalha de bronze na Rio 2016. Foto: Reuters

Nadadora posando no pódio após a entrega da sua medalha de bronze na Rio 2016 (Foto: Reuters)

Mas não Fu Yuanhui. A nadadora, quando ganhou sua medalha de bronze, comemorou como se fosse um ouro: pulou, riu, gritou e fez tudo o que tinha direito. Sempre de bom humor, fazendo caras e bocas e falando o que vem na cabeça, Fu atraiu atenção e admiração. Veículos de comunicação do mundo todo a atribuíram o título de “atleta mais adorável das Olimpíadas do Rio”.

Em entrevista logo após o fim da semifinal do 100 m costas, a nadadora ficou surpresa com seu próprio desempenho na prova. Quando a jornalista da CCTV (canal estatal da China) falou que Fu se classificou em terceiro lugar para a final ela pareceu não acreditar. “58.95?! Eu pensei que tivesse sido 59 segundos!” , confessou. “UAU, eu fui muito rápida!”, completou, sorrindo, e muito empolgada.

collage_chinesa

Depois de se classificar para a final do 100 m costas, a chinesa se surpreendeu com o desempenho na piscina (Foto: Reprodução/Facebook)

Outro acontecimento que chamou atenção foi sua declaração após a equipe feminina chinesa de natação chegar em quarto lugar na prova de revezamento 4 x 100 m medley. Fu estava visivelmente com dor depois da prova e, ao ser perguntada se estava com algum problema, naturalmente revelou que estava em seu período menstrual. “Minha menstruação veio ontem então estou me sentindo bastante fraca e cansada. Mas isso também não é motivo, no final das contas eu simplesmente não nadei bem”, contou para a repórter da CCTV. O tema menstruação é um tabu no esporte e também na vida cotidiana na China. Muitas pessoas ficaram admiradas com Fu Yuanhui por falar sobre isso ao vivo e em rede nacional, e mesmo sem perceber, a nadadora contribuiu para a quebra desse tabu.

FONTES CONSULTADAS:

STRACHAN, Maxwell. Meet Fu Yuanhui, The Most Lovable Athlet At The Rio Olympics: No one is having a better time than this woman. Disponível em: <http://www.huffingtonpost.com/entry/fu-yuanhui-olympics_us_57aa0ecae4b0ba7ed23da025>. Acesso em: 18 out. 2016.

SIWIM SWAM. Fu Yuanhui. Disponível em: <https://swimswam.com/bio/fu-yuanhui/>. Acesso em: 17 out. 2016.

PHILLIPS, Tom. ‘It’s because i had my period’: swimmer praised for breaking taboo. Disponível em: <https://www.theguardian.com/sport/2016/aug/16/chinese-swimmer-fu-yuanhui-praised-for-breaking-periods-taboo>. Acesso em: 17 out. 2016.

FAN, Jiayang. Fu Yuanhui teaches China to relax at the Olympics. Disponível em: <http://www.newyorker.com/news/daily-comment/fu-yuanhui-teaches-china-to-relax-at-the-olympics>. Acesso em: 17 out. 2016.

Deixe um comentário