Inquietos além da sala de aula: Associação Atlética Acadêmica Uniritter incentiva a prática do esporte

Luana

Associação Atlética Acadêmica Uniritter organiza eventos para integrar os campis e na composição de delegações para competir campeonatos esportivos | Crédito: Imagem de ilustração do site da AAUU

Provas, trabalhos, “grau A” mais “B”, correria de final de semestre, preparação e entrega do trabalho de conclusão de curso, o esperado TCC. Essas são algumas das situações que estudantes do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) passam ao longo do semestre.

Pensando nisso, a Associação Atlética Acadêmica Uniritter (AAAU), fundada em 1° de setembro de 2014, tem por finalidade aproximar os alunos de todos campi (Zona Sul, Canoas, Fapa e Exclusivo) para o incentivo às práticas esportivas. A Atlética representa as competições esportivas de cunho universitário e organiza treinos das mais variadas modalidades esportivas. Proporcionando esportes como futebol, basquete, handebol, vôlei, natação judô, rugby, xadrez, tênis de mesa e games.

Levando em conta a participação dos alunos, a estudante do curso de jornalismo, Pâmela Karina Godois Rodrigues, 22 anos, fala sobre a importância da AAUU em sua vida acadêmica, demonstrando que chegou como uma luz no fim do túnel. Desde criança dos 14 a 17 anos, ela que  jogou handebol pelo Internacional.”Depois de um tempo parada, a faculdade me trouxe para o handebol novamente. Não sou fã de academia, por isso encontrei nesta modalidade, algo que eu não sinto que estou correndo, ou até mesmo praticando uma atividade física forte. Estou me divertindo, tirando o stress do dia a dia, serve como um escape, terapia para compensar tudo. Levar a vida acadêmica mais light”, relata Pâmela.

Time de handebol feminino, ministrado pela técnica Alessandra Mello| Crédito: Luana Siqueira

Títulos já conquistados pela AAUU

A Atlética não visa apenas praticar esporte, mas sim, conquistar títulos, campeonatos, medalhas. Ela que começou a ser competitiva um certo tempo depois da fundação, já conquistou 2º lugar na Copa Tesourinha com a equipe de handebol, 3º lugar geral na Jugs 2017 em tênis de mesa e nos 13º Jogos Abertos de Porto Alegre disputado com doze equipes, conseguiram 7º lugar em handebol.

O período acadêmico pode ir muito além da sala de aula, porque praticar esporte é algo que além de trazer benefícios à saúde, faz criar vínculos. Além de saudável, melhora a concentração e alivia o estresse, ensina a trabalhar em equipe, a ser pontual e a conviver com os colegas. “Não interessa se é de noite, de manhã ou se vou passar a madrugada toda viajando, tudo vale a pena. Esporte complementa totalmente nossa vida”, ressalta Pâmela.

Idade e como participar

Para participar da AAUU, não há idade mínima e nem máxima. Qualquer pessoa pode jogar, basta estar matriculado em alguma graduação ou pós na Uniritter. “Tenho colegas de 18, 19 até de 40 anos. Gosto, porque é uma troca de experiências incrível”, diz Pâmela.

As inscrições podem ser feitas  aqui . O atleta deve preencher on-line um formulário com dados pessoais e a modalidade que irá jogar. Depois disso, o atleta deve aguardar contato do coordenador e a aprovação da administração para começar a treinar.“Mesmo que não seja pra jogar , pedimos que venham conhecer, pois precisamos de torcida, queremos ver a integração do maior número de alunos possíveis”, afirma a presidente da AAUU, Mayara Tavares de Oliveira.

Taxa de mensalidade

A taxa de mensalidade é R$ 50,00. Como os times não têm patrocínio e nem quadras fixas para jogar, os atletas sobrevivem de “aluguéis”, ou seja, o valor da mensalidade é usado para pagar o aluguel de quadras, compra de materiais e o salário dos treinadores.