Rolando Arroz reúne tenistas, ex-tenistas, apoiadores e crianças do projeto WimBelemDon

por Yasmin Furtado | yasminpfurtado@hotmail.com

Para promover a inclusão social de jovens em situação de risco por meio do tênis e atividades extraescolares, o projeto WimBelemDon atende mais de cem crianças e adolescentes na zona sul de Porto Alegre. Há onze anos o projeto vem atuando na comunidade e, para abrir mais oportunidades de interatividade com o esporte, criou o evento Rolando Arroz, que em 2014 chega à sexta edição reunindo a comunidade, participantes do projeto, empresários, jogadores e convidados especiais para um dia inteiro de muitas atividades dentro e fora de quadra.

Ex-tenistas como Fernando Meligeni (com o microfone) participaram do evento realizado no dia 16 de novembro em Porto Alegre

Realizado em 16 de novembro, o torneio teve a participação de três grandes ícones do tênis: Thomaz Koch e Fernando Meligeni, que são embaixadores do projeto; e o jovem gaúcho Orlandinho Luz , que é segundo no ranking mundial júnior. As edições anteriores também contaram com a presença de atletas conhecidos no mundo do esporte como Gustavo Kuerten, Marcelo Melo e Bruno Soares. Em 2014 o campeonato recebeu muitas inscrições, o que motivou a realização de etapas classificatórias que foram realizadas na Sogipa, Grêmio Náutico União e Associação Leopoldina Juvenil.

Em busca de mais apoio e patrocínios, o fundador do projeto e criador do torneio beneficente, Marcelo Ruschel, viu no evento uma oportunidade de atrair empresários e personalidades do esporte, o que resultou no crescimento do torneio. A gastronomia também faz parte do evento. Para justificar o nome do campeonato, são servidos durante todo o dia pratos típicos feitos de arroz. O Rolando Arroz também conta com atividades recreativas e de distração para as crianças que não participam da disputa. A hora mais esperada é a brincadeira da mímica, em que os atletas também brincam e interagem com as crianças.

De Zotti/Divulgação

Projeto tem como objetivo a inserção social de crianças e adolescentes por meio da prática do tênis

O jovem tenista Henrique Fraga, que participou do projeto por muitos anos e hoje atua como professor de tênis, viu no WimBelemdon uma oportunidade de inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal. “Eu poderia ter partido para o mundo do crime se me deixasse levar pela influência de amigos, mas escolhi seguir o caminho do bem, como aprendi no projeto”, revelou Henrique.

Sobre a participação no torneio Rolando Arroz, o jovem fala orgulhoso de sua experiência ao lado de seus ídolos. “Graças ao WimBelemdon pude jogar com dois grandes tenistas brasileiros. Conquistei o título de vice-campeão ao lado de André Sá e no ano seguinte fui campeão com Fernando Meligeni”, conta Henrique.