ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Serena Williams, uma trajetória de dificuldades e conquistas

por Elisa Vieira | elisa.calderon.vieira@gmail.com | edição de Ulisses Miranda | ulisses_mr17@hotmail.com

Serena acumulou nos últimos 12 meses uma receita de 28,9 milhões de dólares (Foto: Reprodução)

Serena Jameka Ross Evelyn Williams, ou somente Serena Williams, é uma jogadora de tênis norte-americana nascida em Saginaw (Michigan), no dia 26 de setembro de 1981. É a mais nova dentre cinco irmãos e atualmente reside em Palm Beach Gardens, na Flórida. Com apenas três anos de idade ela começou a jogar tênis, em Campton, na Califórnia. Aos nove sua família se mudou para Flórida, e Serena passou a frequentar uma academia, onde era treinada pelos seus pais, Richard e Oracene Williams.

Serena Williams em Wimbledon (Foto: Clive Brunskill/Getty)

Eles a tiraram da academia e passaram a treinar somente em casa, pois estavam preocupados com a sua escolaridade. Boa parte do seu talento no tênis se deve aos conhecimentos que seu pai, Richard Williams, adquiriu através dos livros e vídeos sobre o jogo. Eram duas horas de treino diariamente. O pai queria que as filhas se preparassem para as coisas tristes da vida, então dizia: se não trabalhar duro, não se consegue uma boa educação.

Para demonstrar alguns aspectos da vida difícil, Serena e Vênus quebravam os dentes, jogavam em quadras com buracos e sem redes. Aos olhos do pai, suas meninas teriam uma carreira de sucesso, o que fez mudarem-se para Flórida. Profissionalmente Serena iniciou sua carreira em 1995, mas até meados de 1998 não obteve nenhum título de expressão. Mas ao derrotar duas tenistas top 10 num mesmo torneio, quando seu ranking era 304, passou a ser notada por especialistas do esporte. Em 1999, ganhou não apenas um, mas dois títulos profissionais, sendo um na França e o Us Open, algo que desde 1958 não era conquistado por uma mulher afro-americana.

Serena Williams treinando para participar de torneios (CLIVE BRUNSKILL/GETTY)

Serena Williams treinando para participar de torneios (Foto: Clive Brunskill/Getty)

Junto com a irmã, Vênus Williams, conquistou o Carrer Grand Slam em duplas, no ano de 2001, tornando-se a 5° dupla a fazer história no esporte. Com um estilo de jogar, e um poder absoluto de grande capacidade atlética, oprimindo as adversárias, se tornou uma celebridade de destaque na quadra. Nem tudo foram flores para Serena. Ao desabrochar para o mundo, em julho de 2003, a tenista teve de operar o joelho. Além disso, ainda teve de enfrentar a morte da meio irmã Yetunde Preço, assassinada em Los Angeles, Califórnia.

Abatida e cheia de lesões, a tenista não encontrava motivos para competir, e seu baixo rendimento a fez cair da posição 99 para 139 no ranking do tênis. Na busca de melhorar a vida, buscou refúgio na fé, entrando para a igreja Testemunhas de Jeová. Fez uma viagem para a África Ocidental, para renovar o orgulho e o fogo da competição.

Lançou sua autobiografia, Rainha da Corte, e voltou para o seu devido lugar no topo do ranking do mundo, conquistando quatro títulos, sendo dois em duplas em um único ano, em 2009. Neste mesmo ano Serena foi presa, por ameaçar um juiz-de-linha. Ela já havia sido advertida pela juíza depois de quebrar uma raquete. Perdendo o jogo, Serena fez uma dupla falta, colocando a ponta do pé dentro da quadra, a juiz puniu-a novamente. Descontrolada a tenista foi em direção a ela, exclamando palavras de baixo nível.

Sentindo-se ameaçada, a juiz-de-linha fez queixa á árbitra principal, e Serena foi penalizada, perdendo um ponto, o que selou a vitória da belga Kim Clijsters. Com o  incidente, ela foi multada pela Associação de Tênis dos Estados Unidos em dez mil dólares. Após dois meses foi posta em liberdade condicional por um período de dois anos, pagando uma multa no valor de oitenta e dois mil dólares para o Comitê do Grande Slam, a maior punição que já foi feita a um jogador de tênis.

Serena Williams é a maior campeã de Grand Slam

Serena Williams é a maior campeã de Grand Slam (Foto: Clive Brunskill/Getty)

Em 2011 os médicos descobriram um coágulo de sangue em seus pulmões, o que lhe deixou longe das quadras por vários meses. Depois de muitos procedimentos e a retirada de um hematoma, quando já se especulava sobre a sua aposentadoria, ela retornou aos poucos e reconstruiu novamente a sua carreira. Do ano de 2012 em diante, sua melhor forma voltou e Serena conquistou seu quinto Wimbledon de simples, após dois anos em baixa.

Ainda em 2012 depois de vencer a tenista Maria Sharapova, ganhou sua primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos. Nesse tempo ela já havia conquistado 15 títulos Grand Slam e 13 Grand Slam de duplas, seu objetivo era fazer história. É a maior ganhadora de Grand Slam, num total de 23, superando a alemã Steffi Graf.

Considerada pela mídia a rainha das quadras, no seu currículo ela tem nada a menos do que 71 títulos, e há mais de três anos no topo como a número um do mundo. Fora das quadras também continua traçando sua história: tem sua própria marca de roupas em parceria com a Nike, já participou de filmes, seriados, vídeo-clipes e também criou a Serena Williams Foundation.

Sua fundação ajuda pessoas que passaram por algum tipo de crime, violência, colabora com doações a regiões que sofreram desastres naturais, como o furacão Mathew, no Haiti, além de participar de diversas campanhas.

Serena é a tenista que mais faturou no ramo do tênis, ultrapassando os colegas de profissão como Roger Federer e Novak Djokovic. Mantém uma segunda profissão.É formada desde 2010 como manicure, e é dona, juntamente com sua irmã Vênus, do Miami Dalphins, time de basquete.

FONTES CONSULTADAS:

BAYLIS, Sheila Cosgrove. People: Sports. Serena Williams Wins Wimbledon in Second ‘Serena Slam’. Disponível em: http://people.com/sports/serena-williams-wins-wimbledon/. Acesso em: 18 out. 2016.

ESPN. ESPN: Serena Williams wins Wimbledon to tie Open era record with 22nd Slam title. Disponível em: http://www.espn.com/tennis/wimbledon16/story/_/id/16922072/2016-wimbledon-serena-williams-wins-22nd-grand-slam-title-tie-steffi-graf-open-era-record. Acesso em: 18 out. 2016.

SERENA WILLIAMS. Serena. Disponível em: http://serenawilliams.com/. Acesso em: 18 out. 2016.

YOUTUBE. Olympic. Venus & Serena Williams Win Olympic Doubles Gold – London 2012 Olympics. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJ0sgdZEALk. Acesso em: 18 out. 2016.

YOU TUBE. Wimbledon. 2016, Day 8 Highlights, Serena Williams vs Anastasia Pavlyuchenkova. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i3HNrSvIQps. Acesso em: 18 out. 2016.

Deixe um comentário