ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pista de atletismo no coração do bairro Menino Deus

por Francine Silveira | francinesilveira.13@hotmail.com

Um centro de descobertas. Assim é o Centro Estadual de Treinamento Esportivo, o Cete, localizado no coração do bairro Menino Deus em Porto Alegre. Conhecido por revelar atletas consagrados como a ginasta Daiane dos Santos, o local também já foi palco de uma das maiores competições do atletismo master, o Mundial que reuniu em outubro de 2013 cerca de sete mil atletas de 35 a 90 anos.

Para receber o evento o Cete passou por algumas reformas na pista, que custaram mais de R$ 1,5 milhão de reais. Segundo o coordenador pedagógico do centro, Marcelo Xavier, as obras já estavam previstas. “Todo evento desta magnitude acaba dando um glamour à sede, então o Cete acabou se beneficiando disso”, disse o coordenador, referindo-se à competição. “O Mundial deu mais motivação para as crianças e jovens que participam de projetos sociais oferecidos pelo centro para aprenderem outras línguas e conviverem com outras culturas”, acrescentou.

O Mundial também deixou um legado para os frequentadores do Cete. Para o técnico em televisão Ricardo Fontoura, acostumado a correr em lugares abertos, a pista está digna de qualquer grande competição de atletismo. “Está muito boa. Esse foi um dos critérios que eu usei para correr aqui no Cete. Corro oito quilômetros todos os dias e me sinto bem por correr num piso que não vai me trazer nenhum dano à saúde, nenhuma lesão”, disse Ricardo.

Mundial de Atletismo master realizado em 2013 reuniu sete mil atletas no Cete

O Cete foi criado em 1963 pelo governo do Estado em uma parceria com a Secretaria Estadual de Esportes e a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, a Fundergs. Tem uma estrutura composta por uma pista de atletismo oficial, um ginásio poliesportivo, um ginásio de ginástica, um ginásio de lutas, duas quadras de futebol, duas de vôlei de praia e duas quadras de beach tênis. O local hoje atende mais de seis mil pessoas que praticam as 24 modalidades esportivas disponíveis gratuitamente. O centro também disponibiliza esportes para pessoas com deficiência, como judô, atletismo, esgrima para cadeirantes e goalball.

Deixe um comentário